terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Associação dos Gestores Ambientais do Distrito Federal já é uma realidade.

O Presidente da Associação dos Gestores Ambientais do Distrito Federal Hércules Oliveira Lima, em entrevista à NOTÍCIA ASGAM, falou da criação e da importância da ASGAM para os Gestores Ambientais do Distrito Federal.

NA: Como surgiu a ASGAM e com que propósito?

Presidente: Em 2005, tomei conhecimento que já havia um movimento da turma de formandos, liderado pelo aluno Lauro, para a criação de um órgão representativo da classe. Em 2006, com o apoio do corpo docente, a idéia de criar uma associação que representasse os interesses dos futuros Gestores Ambientais foi retomada. O movimento adquiriu proporções animadoras contagiando os ex-alunos.

Muitas reuniões foram realizadas com o firme propósito de criar a Associação dos Gestores Ambientais. Apesar de muita luta, discussão e, até mesmo, enfrentar idéias contrárias à criação de nossa Associação, conseguimos superar de maneira democrática todos os obstáculos e, sempre prevalecendo o desejo dos envolvidos no processo. Assim, registramos no dia 16 de junho do ano de 2007 a ASSOCIAÇÃO DOS GESTORES AMBIENTAIS DO DISTRITO FEDERAL – ASGAM, com o firme propósito de representar os interesses dos gestores ambientais do Distrito Federal.

NA: Quais os principais objetivos da ASGAM?

Presidente: De acordo com ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS GESTORES AMBIENTAIS DO DISTRITO FEDERAL – ASGAM, em seu Art. 2º A ASGAM tem como objetivos trabalhar para a conservação e preservação dos recursos naturais renováveis em todo o território nacional, participando das discussões nacionais e internacionais, atuar e propor Programas de Desenvolvimento Sustentável. Além de defender os direitos e interesses dos Gestores Ambientais que atuam no Brasil ou em missão profissional no exterior, promover a valorização profissional e tomar todas as medidas cabíveis de interesse da categoria dos Gestores Ambientais.

NA: Que iniciativas são prioritárias?

Presidente: Estamos trabalhando na divulgação da Associação em busca de novos associados. A meta é alcançar todos os alunos do curso desde seu início de funcionamento, em 2004. A divulgação compete à diretoria executiva juntamente com os já associados que compartilham do mesmo objetivo que é fazer uma ASGAM forte e representativa.

Ao mesmo tempo, a ASGAM busca uma sede própria, onde serão implementadas biblioteca, espaço cultural, sala de reuniões, com uma estrutura digna dos Gestores Ambientais do DF.

NA: Quem pode e quais as vantagens de quem quer se associar?

Presidente: Serão aceitas as inscrições de todos os Tecnólogos em Gestão Ambiental Urbana e os demais profissionais que de alguma forma tenham cursos de graduação, de extensão ou de pós-graduação em áreas correlacionadas como biólogos, geólogos, etc.

As vantagens vão desde usufruir de uma entidade representativa dentro do CREA/DF ou outros órgãos, legalmente instituídos, para lutar pelos interesses dos gestores ambientais. Além disso, ter acesso a cursos, a palestras, aos seminários e, ainda, fará parte de um banco de currículos que será disponibilizado às empresas que já tenham ou estão em busca de profissionais qualificados no mercado nacional.

Notícias ASGAM Ambiental
João Vidal
1º Secretário



3 comentários:

leo urbini disse...

Prezado colegas de ofício e de luta.
É uma satisfação visitar sua casa, represento a ANAGEA e o motivo d minha visita é um convite feito no Orion e a necessidade de alinhavarmos uma pauta comum para que esta parceria seja efetiva e duradoura cujo resultado seja o reconhecimento profissional e consequente regulamentação sendo estes requisitos fundamentaispara que o GA obtenha autonomia de exercício.
Reitero nossos votos de sucesso e, certos de uma parceria frutífera e duradoura
Colocamo-nos à disposição
Léo Urbini
Presidente ANAGEA ( Associação Nacional dos Gestores Ambientais)
leourbini@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Pq esta parecria não pode ser com Abragea? A representação será maior.

ASGAM - DF disse...

Senhores,

o nosso interesse é tão somente somar esforços para o reconhecimento de nossos gestores ambientais. Ainda, lutar pelos seus direitos e desenvolver, num âmbito profissional, projetos em parceria com diversas instituições com a intenção de manter o equilíbrio dos recursos naturais e sociais.
A nossa edificação e o nosso reconhecimento, enquanto profissionais de gestão ambiental, dependem de um sólido alicerce.unamo-nos.